quarta-feira, 26 de maio de 2010

LOST - "Seis Anos, Uma História" - SEM SPOILERS

Saudações, povo bípede.
Há quantas andam vossas vidas? - Espero que bem.
Como de costume, peço-vos desculpas por minha ausência. Porém hoje, trago-vos uma matéria bem interessante sobre a SERIES FINALE de LOST. Porém, NÃO CONTÉM SPOILERS. Então, divirta-se.

Este post será único e exclusivamente sobre o ponto de vista de uma pessoa que acompanhou LOST desde suas raízes, em 2004. Uma pessoa que pesquisou durante todo esse tempo, procurou respostas gurus e mães-de-santo para os mistérios que há tantas assolaram esta ilha 'peculiar'.
E hoje, vocês saberão como se deu essa procura, e os resultados após assistir "The End":


Desde os primórdios da radiologia - com as Telenovelas - trazendo aos dias de hoje - com novelas, filmes, séries e tudo o mais -, o ser humano tenta desvendar o "segredo" da trama que se está sendo transmitida antes mesmo de seu desenrolar. Isso é uma coisa normal, atiçada nos dias de hoje pela Internet e pela Ti-Ti-Ti por revistas de fofoca circulação nacional.

Porém, há alguns casos isolados onde, por mais que a pessoa TENTE desvendar o 'segredo' e pense que o descobriu, seu desfecho é conturbador e diferente do que imaginado. E nesse momento, é quando a pessoa não se conforma com a genialidade do autor/diretor/roteirista do enredo. A inconformidade é tão grande, que o mesmo coloca-se em uma posição de "Auto-Defesa", atacando a pessoa que tanto trabalhou para que tudo saísse como planejado, alegando que foi perda de tempo, que não foi bom o suficiente e tudo o mais.

Esse é o caso de LOST. Como espectador ASSÍDUO de todas as temporadas (mais de uma vez cada), poderia JURAR que já havia desvendado o mistério da ilha, e que o fim já estava claro para mim. Contaminei a algumas pessoas ao meu redor com minha teoria, e as mesmas compartilharam de meu modo de pensar sobre o desfecho do seriado.

Talvez por um erro natural, talvez por impaciência, talvez para mais tarde gritar para o mundo: "EU DESCOBRI O MISTÉRIO!!!", mas tenho o péssimo hábito de tentar desvendar o desfecho antes do mesmo acontecer.

LOST me intrigou desde seu primeiro segundo. O abrir de olhos de Jack Shephard instiga qualquer ser humano a permanecer lá, sentado, parado, para descobrir o que/como aconteceu.
Ao dizer que acompanhei LOST, seria mentir. Eu praticamente DEVOREI a série. Qualquer detalhe MÍNIMO não passava aos meus olhos. Eu pausava, e voltava, e pausava... E assim foi. Por SEIS anos.
Até o dia 23/05/2010.

Até então, minha teoria sobre o desfecho da série estava formada. E disponível a qualquer pessoa que estivesse disposta a ouvir um Nerd falando suas teorias malucas. Porém, o GRANDE DIA chegou.
Após uma longa jornada para chegar em casa no horário - encontrar o melhor site de Stream (fiquei em 3, caso um travasse), acomodar-me, trancar o quarto, pipoca, refrigerante e Dadinho - pude finalmente sentar e ver o que me aguardava. O tão esperado e temido FIM. Aquele que todos queriam ver por curiosidade, mas não queriam ver por medo de perder a melhor série já feita.

E, aconteceu. o que eu poderia chamar de *OPUS MAXIMUS* da Comunicação Social Mundial se desenrolou de uma forma deslumbrante, atrativa, quente e intrigante. Muitas pessoas criticaram o desfecho dessa aclamada série, com ataques do tipo:

- Max Reade, do site "Gawker", achou o fim ruim. "Não aprendemos nada com 2h30 de bobagem em câmera lenta, tendo ao fundo uma trilha sonora melosa."

Porém, as pessoas pensam que LOST é uma série onde você tem 1 + 1 = 2. Mas não é. LOST é 4 8 15 16 23 42. É uma equação. É a própria Incógnita. LOST começou com dúvidas e terminou com dúvidas, e isso é PERFEITO.
"Mas enganam-se as pessoas que querem respostas diretas às perguntas. Eu, ao ver o último episódio, ri, gargalhei, me deslumbrei, chorei (SIM), me emocionei e perdi o chão. Não sabia o que fazer. Desliguei o computador e fui dormir. Sem pensar em absolutamente NADA. Somente na última cena. A cena mais marcante da minha vida."
Isso é LOST. É Amor e Ódio. É Bem e Mal. É Jacob e Flocke/MIB/Smokey. É Black e White. LOST só é LOST porque não é igual a todas as outras coisas.

E essa é minha conclusão: LOST não é para se entender. É para se SENTIR !!!
"Você não assiste LOST. Você VIVE LOST"

*OPUS MAXIMUS* = Latim. Significa "Obra Máxima".

ATENÇÃO: Esse post expressa única e exclusivamente o ponto de vista de seu autor.

Today's Quote: "There is no 'NOW' here" -
Christian Shephard - LOST

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou do post?
Deixe aqui sua dúvida, sugestão, crítica...

Att,
Marcos (MK)